O projeto “Um Passo de Cada Vez” promove a formação de crianças e adolescentes por meio das artes, e das atitudes de cidadania, solidariedade e cooperação.
O Instituto Indago, sintonizado com as diretrizes do Marco Legal Nacional, do ECA e do Plano Nacional de Educação, se compromete com a formação integral do público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social, criando oportunidades para ampliação do olhar poético, das habilidades e da capacidade de expressão, por meio do contato com as linguagens artísticas.
O projeto está inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Roque.
Objetivos
– Colaborar para valorização do espaço escolar, repensando-o como um núcleo de cultura artística, que oferta música, dança, teatro, e artes visuais;
– Apoiar as famílias no enfrentamento de situações de risco que limitem ou impeçam a continuidade da trajetória escolar de crianças e adolescentes;
– Permitir que alunos e pais, enquanto agentes de transformação, se mobilizem em ações articuladas de validação do espaço escolar, promovendo a convivência democrática no interior das escolas e nas comunidades locais.
Metodologia
Formação Musical – Educação Musical e Prática de Conjunto
O trabalho de formação musical proposto pelo projeto “Um Passo de Cada Vez” parte da integração entre o conhecimento construído pela humanidade e as experiências que crianças e adolescentes trazem de seu meio sociocultural, que contribuem para a humanização das relações.
O instrumental utilizado para prática de conjunto – flautas doce, xilofones, metalofones, tambores, pandeiros e instrumentos de percussão variados – possibilita, por suas características musicalizadoras, um estimulante aprendizado da linguagem musical e de seus elementos (ritmo, altura, intensidade e timbre).
A prática musical ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, reordenando referências a cada momento, tornando-nos flexíveis e aptos para conhecer, criar e transformar.
Objetivos específicos
– Fortalecer a identidade musical e a valorização de diferentes culturas visando a ampliação de laços afetivos e sociais;
– Construir um repertório para apresentações permanentes em diversos espaços, que represente o trabalho, a inclusão das diferenças e o esforço coletivo.
“Uma vida social saudável só se consegue quando no
espelho de cada alma a comunidade inteira
encontra seu reflexo, e quando a virtude de
cada um vive em toda a comunidade”.
Rudolf Steiner