abril 12, 2016

Nossos Passos

Lar Mae da Providência Mailasque SP foto: Jonia GuimaraesO projeto “Nossos Passos”, sintonizado com o Estatuto do Idoso, tem por objetivo a inclusão social e a socialização de idosos, por meio de oficinas e atividades artísticas e terapêuticas.

Busca oferecer aos participantes, com diferentes níveis de comprometimento cognitivo e motor, a oportunidade de usufruírem de aprendizagens que contribuem para um ganho efetivo de qualidade de vida. O exercício da criatividade possibilita o resgate da identidade e autoestima, preservando e valorizando habilidades artísticas pessoais.

Objetivos

– Garantir ao idoso um envelhecimento saudável – físico, emocional e mental – por meio das artes enquanto forma de expressão de idéias, sonhos e conquistas,  preservando e aperfeiçoando habilidades cognitivas e motoras.Lar Mae da Providência Mailasque SP foto: Jonia Guimaraes

– Transmitir conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade cultural, fortalecendo o convívio e a troca de experiências.

– Reconstruir o emocional e a compreensão das limitações pessoais presentes nessa fase de vida.

Metodologias

Arteterapia

Fazer arte é construir espaços de autoria, valorizar o autoconhecimento e o prazer de criar.

Quando esse aprendizado ultrapassa o ambiente imediato, os envolvidos têm um ganho significativo na qualidade de vida e lidam de forma construtiva e organizada com funções psíquicas estruturantes, conseguindo reelaborar seus significados.

Objetivos especíSem títuloficos

Utilizar a linguagem das artes visuais como meio para produzir, expressar e comunicar ideias. Tintas, pincéis, cores, desenhos, imagens do inconsciente que afloram e se reelaboram.

Musicoterapia

As atividades e vivências musicais não se limitam apenas ao exercício e à prática de instrumentos, vão além, pois intensificam a constituição de funções cognitivas e criativas: a música como construção de identidades, em um processo plural e dialético.

A inserção da música como atividade neuropsicológica e motora, minimiza os efeitos decorrentes de doenças, tais como, depressão, Alzheimer, pressão arterial e distúrbios de ansiedade, permitindo que a mesma acesse e movimente diversas funções cerebrais.

Objetivos específicos

Preservar a memória musical dos idosos, evocar lembranças, resgatar e reconstruir histórias individuais e/ou grupais;

– Estabelecer relações com grupos musicais locais, participar de apresentações e eventos, objetivando o reconhecimento e a valorização do trabalho com a música.

– Realizar visitas a museus, audições de concertos e  apresentações musicais em outras instituições.

“O correr da vida embrulha tudo. Vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí

afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

Guimarães Rosa